domingo, 27 de maio de 2007

Queijos Brasileiros

Ainda não existe nenhuma legislação que controle origem e fabricação dos queijos genuínamente nacionais. Mas podemos enumerar alguns tipos de queijo desenvolvidos no Brasil, que possuem a fabricação relativamente padronizada e que já estão embutidos em nossa cultura.
É interessante saber que temos queijos brasileiros, gostaria que uma legislação fosse criada após uma larga pesquisa sobre os queijos nacionais para podermos ratificá-los como parte de nossa cultura gastronômica.
Dentre os tipos identificados como genuínamente nacional estão

Catupiry - É originário de Minas Gerais. É uma espécie de requeijão cremoso com características prórias.
Coalho - É um queijo originário da região Nordeste do Brasil, produzido comleite de a vaca pasteurizado.
Cobocó - Variação mais macia e amanteigada do queijo prato.
Colonial - É originário do Sul do Brasil. Elaborado com leite de vaca cru, foi desenvolvido pelas colônias alemãs e holandesas.
Colonial Aromatizado - Não são propriamente tipos, mas variações temperadas do queijo Colonial, os condimentos são os mais variados, Kümmel, pimenta, orégano e vinho são exemplos.
Frescal - também de Minas, também é chamado de queijo Minas ou Minas Frescal. É tenro e suave. A região da serra da canastra pode ser considerada a primeira delimiação de uma área DOC no Brasil para a produção do Queijo Minas Canastra.
Minas Padrão - Trata-se do mesmo queijo que o minas frescal só que em meia-cura. É mais antigo que o frescal, mais consistente e levemente mais ácido. É produzido praticamente só em Minas.
Prato - Queijo macio de massa prensada e textura semelhante ao Dinamarquês Danbo, tem com coloração amarela e sabor suave. Acredita-se que o Prato surgiu da tentativa de colonos dinamarqueses em reproduzir o queijo Danbo no Sul de Minas.
Reino - Foi o primeiro queijo curado industrializado do Brasil, provavelmente ganhou este nome por ser inicialmente fabricado para o Reino de Portugal ná época estabelecido no Brasil. Pela semelhança com o holandês Edam, importado pela corte portuguesa, pode se afirmar que este tenha originado o queijo Reino.
Requeijão - É uma massa coalhada com de creme de leite e sais. Existe as versões cremosas e as de corte. O catupiry é um requeijão cremoso que tem caracterísiticas próprias muito imitadas por outros fabricantes.
Serro - Queijo produzido apenas na região mineira do mesmo nome. É o primeiro queijo a se tornar patrimônio Histórico-Cultural de Minas. Outro canditado sério a um selo DOC.

Ajudem a divulgar a cultura gastrnômica brasileira. Se alguém conhecer um tipo de queijo nacional não citado a cima, por favor comente.

Bom Apetite.

Nenhum comentário: