sexta-feira, 25 de maio de 2007

Queijos Franceses

Está frio e o inverno está mais próximo. Nestas horas as noites acompanhadas de amigos, queijos e vinhos se tornam mais desejadas. Existem centenas de variedades de queijo, de diversos países, que não encontramos no Brasil. Comentarei hoje sobre os Franceses mais conhecidos e apreciados e assim que puder posto algo sobre os famosos Italianos, Suíços, Holandeses e lógico os Brasileiros porque sim, temos queijos legitimamente Brasileiros.
Charles de Gaulle certa vez disse "como é possível governar um país com 350 variedades de queijo". Apesar desta imensa variedade, o maior produtor mundial de queijo é a Alemanha com pouco mais de 180 variedades registradas.
A palavra em francês que designa queijo, é Fromage.
Começaremos explicando o que é o selo AOC - Appellation d'Origene Controlée. Trata-se de uma certificação de origem controlada. Para receber o selo, é preciso que se siga rigorosamente o estabelecido em na lei que regulamenta a produção do produto, no caso o queijo. O primeiro queijo francês a receber o selo foi o Roquefort em 1925 para a região dos médios Pirineus. Hoje são 44 os tipos de queijo que possuem a origem controlada mais 2 tipos de manteiga e 1 de creme de leite.
A maioria dos queijos franceses são feitos de leite de vaca, seguido pelo leite de cabra e de do leite de ovelha que é usado em apenas três AOC.
Cada queijo provém de uma região geográfica que as vezes não coincide com a divisão política, por isso as vezes encontramos o mesmo queijo produzido em regiões diferentes.
Segue uma lista com alguns dos mais famosos queijos AOC franceses e suas regiões de origem:

Brie - Norte da França, região de Ile-de-France, é feito com leite bovino e possui as variedades de Meux e de Melun. A aparência é cremosa e o sabor suave e delicado. Possui uma fina casaca branca. Recomenda-se um Bourgogne tinto para o Meux e branco para o Melun.
Camembert - Norte da França, Baixa Normandia mas é fabricado também em Champagne. Feito com leite de vaca, é parecido com o Brie mas com sabor mais marcante. Acompanha um St. Emillion ou um St. Estephe.
Crottin - Região Central, é feito a partir de leitr cru de cabra, é macio e possui coloração branca. O vinho ideal é o Sancerre.
Chevrotin - Sudeste da França, Rhône-Alpes. É elaborado com leite cru de cabras, a massa é prensada e a coloração amarelada possui uma casca consistente. O vinho recomendado é o Sancerre Blanc.
Fourme - Sudeste da França, Rhône-Alpes também é produzido em Auvergne, tem aparência semelhente so Roquefort porém mas em forma tubular e consistentêcia mais firme.
Gruyère - Oeste da França, Franche Conté e Região de Rhône-Alpes, originário da Suíça. É prensado durante a cura o que resulta em um queijo consistente porém de fácil derretimento. Vin Jaune
Langres - Nordeste da França, Champagne-Ardenne. É feito com leite cru de vaca com coloração branca e casca amarelada. Recomenda-se o Vieux-Marc de Bourgogne.
Mont d'Or - Oeste da França, Franche-Conté, chamado de Vacherin por ser feito de leite de vaca é cremoso com fina casca branca. Vin Jaune.
Munster - Nordeste da França, Alsácia, é produzido também em Loraine e na Alemenha, feito com leite de vaca, recomenda-se um Riesling ou um Gewürztraminer para harmonizar.
Nêufchatel - Norte da França, Alta Normandia, é feito com leite de vaca cru e vendido em forma de coração. Aconselha-se um vinho Madiran ou Cahors para harmonizar
Pouligny Saint Pierre - Região Central, Vare do Loire, feito com leite cru ou pasteurizado de cabras, é macio e claro. Recomenda-se os vinhos Reuilly e Sancerre para harmonização.
Reblochon - Sudeste da França, Rhône-Alpes. É feito com leite de vaca cru ou pasteurizado e com massa prensada. A coloração é amarelada. O vinho recomendado é um Apremont.
Rocamadur - Sul da França, Médios Pirineus. Cremoso, é feito com leite de cabras. O vinho recomendado é um Bergerac.
Roquefort - Sul da França, Médios Pirineus. Feito com leite cru de ovelhas possui veios esverdeados chamados Fleurines resultantes do processo de fabricação. Aconselha-se os vinhos Sauternes, Banyuls ou um Porto.

Infelizmente a maioria dos queijos e vinhos citados acima é difícil de ser encontrada no Brasil. Porém já existem fabricantes Sul-Americanos produzido algumas das variedades francesas.
Roquefort, Camembert, Brie, Reblochon e Gruyère são queijos já encontrados facilmente.

Bon Apetit et Santé!

Nenhum comentário: